Projetos

Projeto Estruturante

O Governo Federal, através da Finep – Agência Brasileira de Inovação, vinculada ao MCT - Ministério da Ciência e Tecnologia implantou em 2008 os projetos estruturantes, que tem o objetivo de financiar infraestrutura nas Universidades Brasileiras para o desenvolvimento de pesquisas cientificas.

No Tocantins este projeto contempla a UFT - Universidade Federal do Tocantins, Unitins – Fundação Universidade do Tocantins e o Centro Universitário UnirG.  O Governo do Estado, através da Sedecti, repassam os recursos para essas Universidades. Até o momento já foram investidos R$ 8,2 milhões, sendo que cerca de R$ 2 milhões são recursos do Tocantins.  

As universidades podem desenvolver projetos de pesquisa básica e aplicada e de desenvolvimento tecnológico, de natureza multidisciplinar, com caráter estruturante para o sistema de ciência, tecnologia e inovação do Estado. Nove projetos estruturantes estão em desenvolvimento nas universidades do Tocantins, sendo que todos são direcionados ao apoio da produção rural de base familiar.


Projetos financiados

Projeto: Pesquisa e desenvolvimento de fitoterápicos a partir do cultivo de plantas onde o pesquisador pretende identificar as plantas medicinais de uso popular na área rural do Tocantins. Comprovar efeito farmacológico das plantas utilizadas pela população local, além de determinar o índice terapêutico, criar horto de plantas medicinais, pesquisa e desenvolvimento de mudas, e transferência de tecnologia de produção de mudas e plantas para produtores familiares.

Pesquisador: Susana Cristine Sibeneircher

Instituição acadêmica: UFT - Universidade Federal do Tocantins (Campus Gurupi) 

---  

Projeto: Estruturação do laboratório de referência animal para o fortalecimento das atividades de ensino e pesquisa na área de ciência animal do Estado, por meio da construção e implantação de um laboratório de referência animal.

Pesquisador: Claudio Henrique Clemente Fernandes

Instituição acadêmica: Unitins – Fundação Universidade do Tocantins

---

Projeto: Consolidação do centro de pesquisa na UFT em agro energia para o desenvolvimento de estudos, execução de pesquisas e ações que visem dar sustentabilidade ao processo de produção de biocombustíveis pela agricultura familiar e pequenos agricultores. Também implementar o manejo sustentável de biomassas regionais e cultiváveis no Tocantins, destacando a bata doce, mandioca e pinhão-doce.

Pesquisador: Tarzo da Costa Alves

Instituição acadêmica: UFT - Universidade Federal do Tocantins (Campus Palmas) 

---


Projeto: Impactos do uso de efluentes de fossa séptica biodigestor nas propriedades com o objetivo de analisar os impactos de efluentes de fossa séptica em plantio de agricultura familiar por meio das caraterização física e química do solo e da analise farmacológica das plantas medicinais.

Pesquisador: Mireia Aparecida Bezerra Pereira

Instituição acadêmica: Centro Universitário UnirG. 

---

Projeto: Implantação de laboratório de controle de qualidade em plantas do cerrado com a criação e implantação de um núcleo de laboratório de controle de qualidade em plantas do cerrado com potencial uso em fototerapia para o desenvolvimento de pesquisa e prestação de serviços para micro  produtores rurais do Tocantins.

Pesquisador: Sérgio Donizete Ascênio

Instituição acadêmica: UFT - Universidade Federal do Tocantins (Campus Palmas) 
 

---

Projeto: Implantação e consolidação do centro de pesquisa em plantas medicinais, aromáticas e condimentares da UFT e estabelecer estudos agronômicos e etnobotânicos em espécies medicinais, aromáticas e condimentares no Tocantins enfatizando hortelã, menta e orégano.

Pesquisador: Valéria Gomes Momenté

Instituição acadêmica: UFT - Universidade Federal do Tocantins (Campus Gurupi)