Desenvolvimento Econômico

Mineração

O Tocantins possui um subsolo rico em minérios. Dentre os principais encontrados e que são usados na indústria estão:

Quartzo

Em Porto Nacional já foram identificados mais de 50 hectares rico em quartzo, substância utilizada na indústria de vidro e cerâmica entre outras.

Zircônio

Em Jaú do Tocantins já foram identificados cerca de 474 hectares rico em zircônio, mineral usado na produção de abrasivos, de aditivos refratários, tintas e cerâmicas industriais.

Grafita

Em Araguanã, em mais 1,6 mil hectares pode-se encontrar grafita e ouro. A grafita é aplicada na indústria siderúrgica, de refratários entre outras.

Ilmenita

Em mais de mil hectares de Brejinho de Nazaré é possível encontrar ilmenita. O minério, rico em ferro e titânio, é utilizado na indústria de metalurgia e de materiais cirúrgicos.

Titânio

Em Porto Nacional, cerca de 2 mil hectares foi encontrado em titânio. Este minério é utilizado na indústria química, de materiais cirúrgicos e na fabricação de ligas metálicas.

Cromo

Em Jaú do Tocantins, em cerca de 315 hectares, pode-se encontrar o cromo, mineral utilizado na produção de aço inoxidável, ligas metálicas, resistências elétricas e tijolos refratários.