Potencial Econômico

Informações Socieconômicas (Formação de mão de obra)

O Tocantins tem 139 municípios com população total de 1.496.880 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desse total, 78,8% ou 1.179.541 de pessoas vivem na zona urbana e 21,2% ou 317.339 da população vivem em zona rural. O Estado mais novo do Brasil se destaca como uma das economias mais promissoras da região Norte com o 4º melhor Produto Interno Bruto (PIB) da região Norte do País e com a maior taxa de crescimento anual do País, com média de 52,6%, em comparação com a média nacional, que foi de 27,5% entre 2002 e 2009.

O Estado do Tocantins conta com diversas instituições de ensino técnico e superior que garantem a oferta de mão de obra qualificada em diversas áreas do conhecimento. Cerca de 20 Instituições de Ensino Superior (IES) estão registradas no Estado. As principais IES são a Universidade Federal do Tocantins (UFT) com sete campi distribuídos em diferentes municípios e com cerca de 50 cursos de graduação, 53 especializações lato sensu e 22 programas de pós-graduação stricto sensu; o  Instituto Federal do Tocantins (IFTO), presente em 11 municípios, conta com a oferta de cursos técnicos, técnicos integrados, tecnológicos e especializações lato sensu; e , a Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS),  com sede em Palmas, oferece cursos na modalidade a distância e pós-graduação lato sensu.