Regiões Turísticas

Regionalização - MTur

O Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil foi lançado em abril de 2004 pelo Ministério do Turismo  com o objetivo de descentralizar e regionalizar as políticas públicas buscando resultados socioeconômicos do território. A ação segue um planejamento coordenado e participativo incentivando a participação de agentes locais e a criatividade em cada região turística.

A formação de regiões turísticas, pela integração de municípios, mostrou-se a melhor forma de incluir no processo de desenvolvimento os municípios que ficavam à margem da implementação de políticas públicas. Por meio do desenvolvimento regional, esses municípios podem se beneficiar, de alguma forma, da atividade turística.

No Tocantins, sete regiões turísticas foram identificadas de acordo com suas características geográficas e de atrações turísticas. As regiões são Serras e Lago, que inclui a Capital, Palmas; Encantos do Jalapão; Praias e Lagos do Cantão; Bico do Papagaio; Ilha do Bananal; Serras Gerais e Vale dos Grandes Rios.