Regiões Turísticas

Segmentos Turísticos

O Tocantins reúne atrativos para todos os segmentos turísticos: uma natureza com rios, cachoeiras, lagos, praias, serras, cânions, cavernas, grande diversidade de fauna e flora; rica cultura com influência ainda preservada de povos tradicionais; culinária que valoriza produtos locais e a tradição dos povos que aqui se desenvolveram; arquitetura antiga e moderna; artesanato  que destaca culturas ancestrais; e as festividades e tradições influenciados pela fé do seu povo.  

No centro do planalto central e banhado, em toda sua extensão, pelos rios Araguaia e Tocantins, o Estado abriga ambientes naturais de grande importância socioambiental, como a Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo; o Jalapão, conhecido como o “deserto das águas” por abrigar ambiente típico de savana, mas com grande riqueza hídrica; e o Cantão, que é o maior ecótono do planeta. Ainda, Palmas, a mais nova capital do País, possui uma arquitetura moderna e é considerada a cidade das oportunidades e da qualidade de vida. Embora o Cerrado seja a vegetação predominante, é possível encontrar ainda áreas de Floresta Amazônica e áreas com característica pantaneira. 

Reunindo diferentes povos e etnias no período do garimpo, o Estado atualmente possui uma grande variedade de manifestações culturais e tradições, moldadas principalmente pela fé e pela religiosidade, que sobrevivem e se ressignificam, formando a identidade dos tocantinenses.

Ecoturismo e Aventura

O Tocantins é o paraíso para quem gosta de natureza e de sentir adrenalina nas veias, começando pelos esportes aquáticos que podem ser praticados no lago da Usina de Lajeado, passando por Palmas onde se pode fazer trilha no Parque Cesamar e rapel na serra Tauquaruçu, seguindo para o Cantão ou o Jalapão. São inúmeras as opções de contemplação ou de pura aventura.

 

Negócios e Eventos

São inúmeras as oportunidades de conhecer o Tocantins e ainda ganhar dinheiro nos diversos eventos direcionados a empreendedores como a Fecomércio, a Agrotins, que é a maior feira agropecuária da região Norte, e as diversas exposições agropecuárias que acontecem nos principais municípios do Estado.

 

Gastronomia Regional

Um bom prato de chambari pra repor as energias, uma caranha ou um tucunaré frito, uma galinha caipira ou uma galinhada com pequi e doce de buriti para sobremesa estão entre as muitas opções da cozinha típica do Tocantins. São sabores que visitantes e turistas podem experimentar e sabores que certamente levarão na memória.

 

Sol e Praia

Prepare o protetor solar porque você estará na área de maior incidência solar do planeta, com belíssimas praias de água doce. Começando por Palmas, que tem praias o ano inteiro. E durante a estiagem, que pode ser de maio a setembro, as praias surgem com o baixar das águas dos rios Tocantins e Araguaia, de areias finas e brancas, com estruturas para receber os visitantes.

 

Esportes Náuticos

O lago da barragem da Usina de Lajeado se estende por mais de 100 km, proporcionando diversos esportes como stand up paddle, passeios de jet-ski, caiaque, remo e natação. Mas se você quer alguma coisa mais radical, pode encarar a canoagem e o rafting nas corredeiras dos diversos rios que possibilitam um grande banho de pura adrenalina. Uma opção para quem quer se divertir com a família são os eventos que acontecem anualmente no Estado, como o Boia Cross, em Lajeado, e o Rally das Águas, em Itacajá.a Esportiva

Fora da piracema (a temporada de reprodução dos peixes), que vai de novembro a fevereiro, a pesca esportiva é praticada tanto no lago da barragem da Usina de Lajeado quanto nos rios como o Tocantins, o Araguaia, o Manoel Alves, o Coco, entre outros. Também são organizados muitos torneios de pesca esportiva dos quais o visitante pode participar.