Notícias

Pesquisadores do Tocantins participam de workshop em divulgação científica

30/01/2017 - Daniela Oliveira/Governo do Tocantins

Iniciou na manhã desta segunda-feira, 30, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), um workshop voltado a aprimorar as habilidades em comunicação científica de pesquisadores e professores doutores do Tocantins. O curso intensivo é resultado de parceria entre governo do Estado, por meio da Seden e da Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT), e British Council – organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais.

Dando inicio às atividades, que seguem até o dia 1° de fevereiro, o secretário da Seden, Alexandro de Castro, destacou que a realização do workshop é resultado do empenho da equipe da pasta e de parcerias importantes. “O workshop é uma oportunidade para se buscar o padrão internacional de divulgação científica. Nossa intenção é que mais momentos como este aconteçam e, que possamos integrar produção, tecnologia e formação acadêmica”, acrescentou.

O workshop está sendo realizado em todo país e pode contribuir para que as universidades melhorem seu quadro de pesquisa e de publicação. No Tocantins, cerca de 30 pesquisadores e professores participam do workshop. Eles são da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), do Centro Universitário de Gurupi (Unirg) e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

A pesquisadora doutora da Unitins, Eliana Pareja – que participou da primeira etapa do workshop, realizada de 25 a 27 de janeiro, em Gurupi, e que está presente na continuação do curso em Palmas–, explica que as universidades, não só do Tocantins como de todo o País, encontram algumas dificuldades em fazer a difusão dos seus trabalhos em periódicos internacionais. “O workshop veio melhorar a capacidade desses professores pesquisadores das universidades de desenvolver uma escrita mais clara, mais concisa e em uma linguagem universal”, reforça.

Programa Researcher Connect  

O workshop faz parte do programa Researcher Connect, composto por uma série de cursos de curta duração voltados para pesquisadores, e conta com recursos do Newton Fund, da Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

Compartilhe esta notícia