Governo do Estado participa da abertura da Jornada de Iniciação Científica e Extensão do IFTO

25/10/2017 - Patrícia Saturno – Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), participou, na tarde desta quarta-feira, 25, da abertura da 8ª edição da Jornada de Iniciação Científica e Extensão (Jice) do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). O evento se estende até o próximo dia 27, no Campus I do Centro Universitário Unirg, e acontece simultaneamente a III Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi, cuja abertura oficial será realizada logo mais, às 19 horas.

A Jornada de Iniciação Científica também integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (de 23 a 29 de outubro), para a qual o Governo do Tocantins destinou recursos da ordem de R$ 450 mil neste ano, oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia. O propósito do Estado é fortalecer parcerias com as diversas instituições que, de forma individual, já realizam iniciativas voltadas à pesquisa e inovação e, por meio da união de esforços, ampliar o impacto destas iniciativas.

Na abertura da Jice, o diretor de Amparo à Pesquisa e Financiamento Estudantil da Seden, Virgílio Alencar, destacou o empenho e comprometimento do Governo do Estado em apoiar a Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi, como estratégia para fortalecer a ciência e tecnologia de todo o Tocantins. “Este já é o maior evento de ciência e tecnologia da história do Tocantins”, enfatizou o diretor, acrescentando tratar-se de uma área fundamental para construção de qualquer sociedade civilizada.

A Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi integra o Programa Inova Gurupi, que é coordenado pela professora Adriana Terra. Na abertura da jornada científica do IFTO ela  destacou o apoio do Governo do Estado para o evento. Conforme a coordenadora, sem o aporte financeiro do Governo, a Semana Integrada não seria viabilizada.

Jice

A Jornada de Iniciação Científica e Extensão é uma realização do IFTO e tem como objetivo estimular os estudantes por meio da iniciação científica e oportunizar a troca de ideias entre pesquisadores e extensionistas de áreas afins. O evento proporciona um espaço de divulgação e desenvolvimento do pensamento técnico-científico, bem como a produção e discussão de trabalhos resultantes dos projetos de pesquisa e de extensão dos estudantes do Instituto e de outras instituições.

A edição anterior da Jice foi realizada no campus do IFTO de Araguatins.