Com apoio do Governo do Estado, III Semana Integrada de Ciência e Tecnologia é realizada em Gurupi

26/10/2017 - Patrícia Saturno - Governo do Tocantins

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Alexandro de Castro Silva, participou na noite desta quarta-feira, 25, da abertura oficial da III Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi. O evento é  articulado pelo Programa InovaGurupi e conta com a parceria do Governo do Estado, como parte da programação da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2017).

Na solenidade de abertura, o secretário  enfatizou o empenho do Governo em fortalecer a inovação. "O Governo se orgulha de apoiar, por meio de programas e convênios, uma série de projetos de pesquisa que estão em desenvolvimento em nossas instituições de ensino superior. Por meio dos programas Tecnologias Sociais e Estruturante, apoiamos o desenvolvimento de treze projetos de pesquisa no Estado e, para além dos muros  da academia, quase 80 empresas estão sendo favorecidas com convênios que visam o desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovação", destacou o secretário.

Ainda na ocasião, Alexandro de Castro apontou que em breve o Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), assinará convênio junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) destinado a bolsas de iniciação científica. O convênio trata de recursos da ordem de R$ 16 milhões (sendo em torno de R$ 12 milhões da Capes e contrapartida de cerca de R$ 4 milhões do Estado) para incentivar a pesquisa científica no Tocantins.

Coordenadora do Programa InovaGurupi, a professora Adriana Terra destacou que a realização do evento consolida o projeto de desenvolvimento local que é o InovaGurupi, com a criação e ambientes de inovação, mas que seu principal legado é a união de esforços em prol da ciência e tecnologia do Estado. “O que é mais importante para nós é congregarmos as instituições para que elas possam apresentar o seu portfólio de capacidade científica”, apontou, acrescentado a importância das parcerias estabelecidas para o evento como primordiais para sua realização.

“Só foi possível fazer essa semana por meio do apoio do Governo estadual, municipal e parceiros como o Sebrae. O governo estadual veio com um aporte significativo e nos deu as condições para que a gente pudesse fazer a semana da forma como ela está estruturada. Nunca em Gurupi tivemos uma atividade deste porte nas academias, Isso é muito bom”, enfatizou.

Com o propósito de incentivar o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado, o Governo do Tocantins destinou R$ 450 mil para a realização de atividades durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Estado.

Participaram da abertura do evento a secretária municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo de Gurupi, Keila Evangelista; a reitora do Centro Universitário Unirg, Lady Sakai; o presidente da Fundação Unirg, Thiago Benfica; o reitor da Universidade Federal do Tocantins, Luiz Eduardo Bovolato; a senadora Kátia Abreu; o deputado estadual Paulo Mourão; o superintendente do Sebrae-Tocantins, Omar Hennemann; o presidente do Sindicato Rural de Gurupi, João do Cláudio; dentre outros representantes de instituições.  Também presente no evento, o superintende de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado, Anísio Dotor.

Estande

No evento, o Governo do Estado conta com um estande institucional no qual uma equipe técnica da Seden apresenta as ações do estado nas áreas de ciência e tecnologia, turismo e cultura. Para incentivar a geração de renda local, a Seden, por meio da Superintendência de Cultura, levou artesãos do município para expor e comercializar seus produtos no espaço.

Realização

A Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi é organizada pelo Conselho de Gestores das Instituições do município e realizada pela Fundação Unirg, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Governo do Estado - por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) -, Sebrae e Sindicato Rural de Gurupi.

Tema

A 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece em todo o país de 23 a 29 de outubro e traz como temática central "A Matemática está em Tudo". A ideia do evento é aproximar a ciência e a tecnologia da população, com das atividades que estimulem a curiosidade e motivem as pessoas a enxergar um mundo em que a ciência e a matemática permeiam tudo à sua volta, em especial a natureza. Seguindo esta temática central, a III Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi traz como tema a Sequência de Fibonacci, uma sequência de números que está presente em diversos elementos da natureza como na cauda de um pavão, de um camaleão, um girassol ou mesmo na concha de um caracol, animal símbolo do evento.