Notícias

Secretário Alexandro de Castro destaca importância da pesquisa para a agricultura durante inauguração do Tecnorte

30/10/2017 - Daniela Oliveira/Governo do Tocantins

Durante a inauguração do Polo Tecnológico de Pesquisa Agropecuária do Tocantins (TECNORTE), realizada na manhã desta segunda-feira, 30, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), Alexandro de Castro, falou sobre o investimento de mais R$ 8 milhões de reais do Governo do Estado, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), para a realização de pesquisas que vão beneficiar a agricultura tocantinense.

“Ao todo serão nove subprojetos em curso para pesquisa em agricultura no Tocantins. Fazer pesquisas voltadas para a agropecuária vai permitir melhorar a produção e de forma sustentável”, destacou durante o evento.

O secretário aproveitou a ocasião para falar do trabalho que a Superintendência de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Seden tem realizado na busca de parcerias com outras instituições e iniciativa privada para captar recursos a serem destinados à pesquisa. Ainda, o secretário informou sobre um convênio que deve ser firmado com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para a formação de pesquisadores e de recursos humanos qualificado no Estado. 

A inauguração dos laboratórios do TECNORTE, da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), faz parte de um convênio firmado entre Finep e o Governo do Estado, por meio da Seden, para a realização do Projeto Estruturante,  que tem o objetivo de construir e equipar laboratórios das instituições de pesquisas do Tocantins selecionadas por meio de chamada pública.

Ainda o Projeto vai beneficiar nove subprojetos de pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Fundação Unirg, Fundação de Medicina Tropical de Araguaina e Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra). As pesquisas serão desenvolvidas nas áreas de desenvolvimento de fitoterápicos, laboratório de referência animal, de fossa séptica biodigestor, de pesquisa agropecuária e agroenergia.

Inauguração

O Polo Tecnológico de Pesquisa Agropecuária do Tocantins (TECNORTE) está localizado no Complexo de Ciências Agrárias da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), na Agrotins, e conta com alojamento de pesquisadores, com capacidade para 12 pessoas; laboratório de agroenergia; biofábrica;  aviário;  aprisco;  e viveiro de mudas. O investimento de aproximadamente R$ 1, 5 milhão foi usado na construção dos prédios e na compra de equipamentos e material de consumo. 

A obra foi inaugurada pela vice-governadora, Cláudia Lelis, na ocasião representando o governador, Marcelo Miranda. A vice-governadora destacou a importância de projetos que beneficiem os produtores e disse que desenvolver pesquisas vai ajudar o setor a produzir mais. “Essas pesquisas vão trabalhar o futuro da agricultura”, reforçou.

Os laboratórios serão usados pelos pesquisadores da Unitins. De acordo com a reitora da Unitins, Suely Quixabeira, o espaço vai permitir a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O evento contou com a presença do Chefe de Transferência de Tecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do presidente do  Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Pedro Dias Correa, do presidente do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), Júlio Cesar Machado, do  presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Herbert Brito e do secretário do Desenvolvimento Rural de Palmas, Roberto Sahium.

 

Compartilhe esta notícia