Notícias

4ª edição do Fórum de Desenvolvimento Econômico do Tocantins inicia nesta quinta-feira

29/11/2017 - Patrícia Saturno/Governo do Tocantins

A 4ª edição do Fórum de Desenvolvimento Econômico do Tocantins inicia nesta quinta-feira, 30 de novembro, e segue até dia 1º de dezembro no município de Taguatinga (437 Km), região sudeste do Estado.

Ao longo dos dois dias, os municípios da região discutirão as principais questões que vivenciam, sejam em termos de projetos ou demandas, referentes ao desenvolvimento econômico e social. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), o Fórum está sendo realizado nas diversas regiões do Tocantins. 

Para o gestor da Seden, Alexandro de Castro, a proposta do Fórum vem ao encontro do projeto do Governo de promover o desenvolvimento dos municípios por meio da descentralização das ações e projetos. “É quando estamos nas regiões, ouvindo e discutindo com os prefeitos, secretários municipais e representantes do setor empresarial local que podemos ter a exata dimensão do que as cidades enfrentam e das melhores alternativas para cada localidade. Não existe uma receita pronta que atenda a todo o Estado. Esta é uma oportunidade de construirmos juntos as estratégias de desenvolvimento”, destacou.

Previsto inicialmente para ser realizado em Dianópolis, o evento foi redirecionado para Taguatinga, levando em conta alguns fatores como a localização geográfica, cujos municípios contemplados, em sua maioria, estão mais próximos da cidade sede. Além disso, a região de Taguatinga concentra acentuadas demandas econômicas, como, por exemplo, a grande evasão de receitas e divisas para os Estados da Bahia e Goiás. 

O Fórum de Desenvolvimento Econômico do Tocantins conta com a parceria com Agência de Fomento do Tocantins, Banco do Empreendedor, Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) e Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), e apoio do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Tocantins (CDE). O objetivo do evento é criar um ambiente de diálogo entre Estado e agentes capazes de desenvolver medidas viáveis ao desenvolvimento econômico regional.

 

Municípios participantes

Além de Taguatinga, 28 municípios participam desta edição do Fórum de Desenvolvimento Econômico do Tocantins. São eles: São Félix do Tocantins, Mateiros, Novo Acordo, Lagoa do Tocantins, Santa Tereza, Ponte Alta do Tocantins, Monte do Carmo, Ipuerias, Silvanópolis, Pindorama, Santa Rosa do Tocantins, Chapada de Natividade, Almas, Porto Alegre do Tocantins, Rio da Conceição, São Valério de Natividade, Natividade, Dianópolis, Novo Jardim, Conceição do Tocantins, Taipas do Tocantins, Ponte Alta do Bom Jesus, Paranã, Arraias, Novo Alegre, Lavandeiras, Combinado e Aurora do Tocantins.

 

Programação

 

Dia 30 de novembro

9h40 - Abertura

10h10 – Palestra: “Oportunidades de Negócios para o Turismo na região Sudeste do Tocantins”

10h40 - Painel de Especialistas I: “Oportunidades de Negócios para as Cadeias Produtivas do Turismo e do Artesanato”

12h - Intervalo

13h10 – Case de Sucesso: Prefeitura em Ação.

13h40 - Painel de Especialistas II: “Oportunidades de Negócios para as Cadeias Produtivas da Fruticultura e da Piscicultura”

15h10 - Mesa Redonda de Acesso a Crédito e Incentivos Fiscais

15h50 – Café com Ideias.

16h20 - PROGRAMAÇÃO SIMULTÂNEA NAS SALAS DE AULA – DISCUSSÃO COM A ÁREA TÉCNICA

Diálogos para o Desenvolvimento: 1º Encontro de Desenvolvimento Econômico com os Prefeitos e Vice Prefeitos da Região Sudeste.

Workshop: Cenários e Oportunidades para o Desenvolvimento Regional.

Workshop: A Gestão Cultural e a Economia Criativa.

Workshop: 2017 – O ano do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento do Tocantins

Workshop: Inovação e Tecnologia.

Workshop: Ações e investimentos.

Workshop: Desenvolvimento Social, Econômico e Sustentável.

Workshop: Alvará Simples e Rápido: Simplifica Tocantins.

Workshop: Inovação do Registro Mercantil: Simplifica Tocantins.

Workshop: Educação Empreendedora e Patrimonial.

19h30 – Desfile de Biojoias.

 

Dia 1° de dezembro

7h30 – Café com Ideias.

8h20 – Turismo como Agente de Transformação.

9h10 - Palestra Magna. “A Inovação que gera mudanças e a Liderança Criativa do século XXI”

10h20 - Momento Oficial com a presença do Governador e autoridades. 

Compartilhe esta notícia