Secretário se reúne com prefeitos do sudeste e discute demandas da região

01/12/2017 - Patrícia Saturno / Governo do Tocantins

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura  (Seden), Alexandro de Castro Silva,  se reuniu com gestores municipais da região sudeste do Estado presentes na 4º edição do Fórum de Desenvolvimento Econômico do Tocantins, realizado no município de Taguatinga.

No encontro, o secretário  destacou a importância da presença dos prefeitos no evento para as discussões técnicas,  como uma demonstração do interesse dos municípios em encontrar soluções para o seu desenvolvimento.

Conforme exposto pelos prefeitos, as principais demandas para a promoção do desenvolvimento econômico do sudeste dizem respeito a obras de pavimentação de rodovias, tais como as TO-296 e TO-487; assim como investimentos em áreas como o  turismo, a piscicultura e a mineração.

Na ocasião, o prefeito Aloilson Tavares, de Aurora, lembrou que a receita dos municípios é basicamente oriunda de repasses do Fundo de Participação  dos Municípios (FPM) e que o turismo está despontando como importante fonte de renda para a região. Para tanto, disse, se faz necessário melhorar a qualidade da  infraestrutura das estradas, para que a atração turística possa ser feita com mais facilidade. O gestor parabenizou o governo Marcelo Miranda pela iniciativa de aproximar o Executivo estadual dos municípios e se disse certo de que esta ação trará bons resultados para a economia.

O potencial turístico do sudeste foi destacado também por meio de propostas de ações voltadas à integração de roteiros tanto com estados vizinhos quanto entre as regiões turísticas do próprio Tocantins. O secretario Alexandro de Castro também  reforçou o comprometimento do governo em  incentivar o desenvolvimento de setores como a cadeia produtiva da piscicultura.

Para o prefeito de São Felix do Tocantins, Marlen Ribeiro, o encontro propiciou identificar demandas e deverá resultar em encaminhamentos. "Eu costumo dizer que é preciso que as instituições macro venham aos municípios para entender a demanda que nós temos. Então este primeiro passo foi dado e é de suma importância, porque é aqui na ponta que estão os verdadeiros problemas. E eu acredito muito que vão sair as soluções", considerou.

Nesta mesma linha, o prefeito de Arraias, Wagner Gentil, considerou que o espaço de diálogo proporcionado pelo Fórum foi positivo. "Essa reunião foi muito produtiva e temos certeza de que o planejamento que está sendo feito vai caminhar para solucionar os problemas da região. A partir do momento que a gente resolver os problemas dos municípios, vai se fortalecendo também o Estado”, destacou.

A reunião também contou com a participação da vice-reitora da universidade Federal do Tocantins, Ana Lúcia Medeiros, que destacou a disposição da instituição em atuar em conjunto com os gestores públicos em prol do crescimento do Estado.

Workshops

A reunião com os prefeitos aconteceu simultaneamente aos workshops setoriais realizados pelas superintendências de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, além da Agência Tocantinense de saneamento (ATS), Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas), Junta Comercial do Tocantins (Jucetins) e Associação Tocantinense de Municípios (ATM).

Nestes workshops, secretários municipais e  agentes envolvidos nestas áreas puderam discutir as especificidades das áreas na região, com o propósito de elencar prioridades. O Fórum teve início nesta quinta-feira, 30, e se encerra nesta sexta, 1º de dezembro, reunindo 29 municípios do sudeste do Tocantins.