Instituições apresentam à Seden relatório da Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi

13/12/2017 - Patrícia Saturno / Governo do Tocantins

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), Alexandro de Castro, se reuniu na tarde desta quarta-feira, 13, com representantes das instituições realizadoras da Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg). Na ocasião, ele recebeu o relatório do evento, realizado entre os dias 25 e 27 de outubro, com apoio do Governo do Estado.

Conforme o relatório, dentre as conquistas obtidas, o evento possibilitou a congregação de pesquisadores, acadêmicos, gestores e profissionais de diversas áreas; a troca de experiências, reflexão, revisão e construção da produção científica; ampliação, estímulo e fortalecimento do debate acadêmico acerca de políticas, programas e projetos desenvolvidos no âmbito da ciência e tecnologia; difusão da produção científica; dentre outras.

Na oportunidade, a coordenadora do Programa Inova Gurupi, Adriana Terra, destacou a importância do apoio do Governo do Estado para realização do evento. “A III semana de Ciência e Tecnologia teve o apoio financeiro praticamente integral do Governo do Estado para realização das atividades. O evento propiciou dar visibilidade a este modelo de sistema de cooperação que estamos implementando entre os segmento academia, empresas e governo. O resultado disso foi a procura dos municípios circunvizinhos que querem aderir ao nosso sistema de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo”, disse.

Também participaram da reunião o superintendente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Tocantins, Anísio Dotor; o diretor de Amparo à Pesquisa e Financiamento Estudantil da Seden, Virgílio Alencar; o presidente da Fundação Unirg, Thiago Benfica; e a reitora da Unirg, Ladyr Sakay. Conforme destacou Adriana Terra, a equipe também representou na reunião a Secretaria Municipal de Ciencia e Tecnologia e as direções dos campi do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e Universidade Federal do Tocantins (UFT) de Gurupi.

Secretário e demais participantes aproveitaram o encontro para discutir algumas perspectivas para o setor de ciência, tecnologia e inovação no Tocantins e reforçou que a experiência de empenho coletivo visualizada na III Sigtec  é um modelo que dialoga com o formato de gestão do Governo do Estado.

O apoio à Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi foi parte da ação do Executivo estadual na 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, quem em 2017 teve como tema central “A matemática está em tudo”. O Governo também apoiou a realização da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit), realizada no mesmo período no Celp Ulbra, em Palmas.