Notícias

Aberta seleção de artesãos tocantinenses para participarem da 18ª Fenearte, em Olinda (PE)

25/04/2017 - Patrícia Saturno/ Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-TO), publicou nesta terça-feira, 25, o edital para seleção de artesãos interessados em participar da 18ª Feira Nacional de Negócios de Artesanato (Fenearte). O evento será realizado entre os dias 06 e 16 de julho de 2017, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE). O edital é publicado em consonância com a Coordenação Nacional do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República (SEMPE/PR).

Para participar, serão selecionados oito artesãos, com suas respectivas produções. Destas vagas, três são destinadas a artesãos individuais e cinco, para entidades representativas (destas cinco vagas, uma será para artesãos de associações de etnias indígenas). No evento, os selecionados ocuparão um espaço coletivo de 35 m², no qual poderão divulgar e comercializar seus produtos.

Conforme o edital, à Seden caberá custear as despesas de fornecimento de veículo e combustível para transporte de ida e volta das mercadorias dos artesãos, bem como as diárias para motorista e técnico de Artesanato. Já ao Sebrae, caberá o custeio de passagens aéreas (ida e volta), hospedagem, camisetas e aventais dos artesão. Os selecionados, por sua vez, deverão arcar com as despesas de alimentação, translado durante todo o evento e embalagens para armazenamento dos produtos que estarão à venda.

Serão selecionados artesãos que produzam peças das seguintes tipologias: 1) Indígena -  2) Madeira - 3) Cerâmica-  4) Couro - 5) Capim Dourado - 6) Fibras - 7) Sementes, Cascas, Flores, Folhas do Cerrado - 8) Buriti e Babaçu - 9) Cristais.

Para participar da seleção, os artesãos individuais devem ter idade mínima de 18 anos completos  na data da inscrição e estar cadastrado no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), com Carteira Nacional do Artesão dentro do prazo de validade. Já as entidades representativas (associações, cooperativas etc.) precisam ter sido legalmente constituídas e estarem cadastradas no SICAB.

Todos os detalhes para a concorrência podem ser conferidas no Edital que, assim como os anexos, está disponível no site da Seden. Clique aqui.

Compartilhe esta notícia