Governo do Estado é parceiro na terceira edição do Inova Gurupi; evento será em outubro

30/08/2017 - Patrícia Saturno / Governo do Tocantins

O apoio do Governo Estado para a realização da terceira edição do Inova Gurupi, um dos maiores projetos de inovação em administração pública e desenvolvimento de projetos  do Tocantins, foi discutida na tarde desta segunda-feira, 29, na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden).

O superintende de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Fábio Romeiro, recebeu, na sala de reuniões da Secretaria, a coordenadora do Grupo Inova Gurupi, Adriana Terra, bem como representantes de organizações parceiras do evento, como a Fundação Unirg, a prefeitura municipal de Gurupi, a Universidade Federal do Tocantins e o Instituto Federal do Tocantins.

Na oportunidade, conforme o superintendente, foram  discutidas questões envolvendo a parceria do Estado para realização do evento, que acontecerá entre os dias 23 e 28 de outubro. O Governo apoiará garantindo a estrutura, por meio do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia.

De acordo com Fábio Romeiro, este apoio é uma forma de fortalecer o evento, unindo esforços em prol do desenvolvimento científico e tecnológico do Estado. Anualmente, o Governo do Tocantins realiza uma programação em alusão à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Em 2017, a decisão foi de levar para o Inova Gurupi as atividades da Semana Nacional, otimizando recursos e unindo esforços.

“Ao invés de lançarmos um evento isolado, paralelo, vamos apoiar um evento que já acontece, em forma de parceria, para inovar e engradecer ainda mais o evento e trazer novos parceiros para fortalecer o desenvolvimento deste setor no Tocantins. Estamos optando por agregar parceria, elevar o que já existe”, frisou o superintende.

Sobre o Inova Gurupi, Fábio Romeiro enfatiza que o projeto é voltado para proporcionar conhecimento sobre incubadoras e lançamento de novas empresas, inovações tecnológicas e a busca pela inovação.

Na condição de parceiro, o Governo  está participando da seleção dos palestrantes e dos temas a serem debatidos. “Apresentamos a ideia, que foi aceita, de colocarmos no evento a Semana do Empreendedorismo, junto com a Semana da Inovação, e vamos convidar os prefeitos da região para discutir empreendedorismo, inovação e ciência e tecnologia da área pública. Todos os dias da semana terá uma palestra voltada para isso”, explicou.

Além disso, o Inova Gurupi será palco para apresentação de projetos e produtos tecnológicos que estão sendo desenvolvidos por pesquisadores do Tocantins, por meio de parcerias firmadas entre o Governo do Estado e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).