Notícias

11ª Primavera dos Museus discute Festa do Divino Espírito Santo e o folkmarketing

26/09/2017 - Daniela Oliveira/ Governo do Tocantins

Dando continuidade a programação da 11ª Primavera dos Museus em Palmas, o Memorial Coluna Prestes promoveu, nesta terça-feira, 26, apresentação cultural, palestras e lançamento de livro. O evento segue até sexta-feira, 29.  

Tradição em todo Estado, a Festa do Divino Espírito Santo foi destaque no segundo dia do evento. O grupo tradicional de Silvanópolis Mensageiro do Divino Espírito Santo abriu as atividades com uma apresentação musical que trouxe as principais cantigas do festejo.

Em seguida, a gestora pública e jornalista Suzana Barros ministrou palestrou sobre a Festa do Divino Espírito Santo de Natividade. Ela falou sobre a sua riqueza cultural, história e apresentou as diversas etapas da festa. “Uma característica peculiar da Festa do Divino de Natividade é que ela dura praticamente o ano inteiro”, contou durante a palestra. 

Em seguida o doutor Severino Alves de Lucena Filho ministrou uma palestra com tema O Folkmarketing na comunicação organizacional. Ele mostrou como as comunidades que trabalham com a Festa do Divino Espírito Santo podem usar o folkmarketing para beneficiar a própria festividade.  “Empresas públicas e privadas podem se utilizar desses elementos culturais populares para darem visibilidade aos seus produtos e serviços”, explicou.

O ponto alto do evento foi o lançamento do livro “Festa junina em Portugal: marcas culturais no contexto do Folkmarketing”.  De autoria de Lucena Filho, o livro conta como a evolução e mudanças culturais sofridas pela sociedade deram às festas tradicionais objetivos mercadológicos, institucionais e turísticos.

A programação foi uma parceria entre a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Tocantins (Abrajet-TO), o Conselho Empresarial de Turismo da Fecomércio, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Silvanópolis, Arquidiocese de Palmas e a Paróquia do Divino Espírito Santo.

Primavera

Com o tema Museus e suas Memórias, a 11ª Primavera dos Museus tem por objetivo destacar a importância de se valorizar a memória institucional e sua repercussão nas diferentes perspectivas sociais. O evento é uma parceria entre a Seden e o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). 

Programação

A programação segue nesta quarta-feira, 27, no Palacinho, com contação de histórias, por Janine Souza, da Brinquedoteca do Hospital Infantil, às 9 horas; e oficina de origami, às 15 horas. 

Compartilhe esta notícia