Notícias

Palestra encerra programação da 11ª Primavera dos Museus

29/09/2017 - Daniela Oliveira/Governo do Tocantins 

As atividades da 11ª Primavera dos Museus encerram nesta sexta-feira, 29, na capital do Tocantins, com a palestra sobre os museus e suas memórias. O evento iniciou na segunda-feira, 25, e aconteceu em dias alternados no Museu Histórico do Tocantins (Palacinho) e no Memorial Coluna Preste com uma programação diversificada.

Durante os cinco dias de evento a Superintendência de Desenvolvimento da Cultura da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) promoveu uma programação especial com exposições, diversas oficinas, visitas guiadas, contação de histórias e palestras.

“Conseguimos atrair o público para mostrar o papel do museu na sociedade. Todas as atividades programadas tiveram boa participação e o envolvimento dos visitantes”, comemorou a diretora de Patrimônios Históricos e Artísticos  da Seden, Aline Alves. Ela conta ainda que somente nesta semana de atividades os dois museus receberam mais visitantes do que o que é registrado em um mês inteiro.

Encerramento

A palestra de encerramento foi ministrada pelo historiador Rivair Tavares, para alunos do Centro de Ensino Médio Castro Alves, e abordou o tema “Museus e suas memórias”. De acordo o palestrante o conhecimento do passado é importante para entender o presente e planejar o futuro. “O museu não é um lugar do passado, mas é do futuro”, destacou.

Rivair também explicou a origem do termo museu. De origem grega mouseion, o termo se refere ao Templo das Musas, que eram filhas de Zeus. O templo abrigava os mais variados ramos das artes e ciências.

Primavera

A realização da 11ª Primavera dos Museus é uma parceria entre a Seden e o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).  O tema deste ano Museus e suas Memórias tem por objetivo destacar a importância de se valorizar a memória institucional e sua repercussão nas diferentes perspectivas sociais. 

Compartilhe esta notícia