Notícias

Jalapão recebe 6ª edição de expedição cicloturística durante o Carnaval

09/02/2018 - Patrícia Saturno/Governo do Tocantins

A Expedição Cicloturística Jalapão Mountain Bike Tour chega a sua sexta edição. Reunindo clicloturistas de diversos estados, o evento teve início na noite dessa quinta-feira, 8, e segue até o dia 13, somando 6 dias de expedição, sendo 4 dias de pedaladas.

Realizada pelo Social Pedal Clube, especializado em atividades  diversas que envolvem o universo da bike, a expedição  é uma oportunidade de conhecer, sobre duas rodas, um dos destinos preferidos no Brasil entre os amantes do turismo de aventura, cultural e ecoturismo, que é o Jalapão. Nesta edição, o evento conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden).

São mais de 500 km (bike e veículos 4x4), passando pelos municípios de Ponte Alta do Tocantins, Mateiros e São Félix do Tocantins, onde estão localizados a maioria dos atrativos turísticos do Jalapão. A expedição contempla aproximadamente 300km de pedalada,  em uma média de 75 km/dia, mas esta velocidade depende de diversos fatores, como explica o idealizador da expedição, Edésio Tolentino. “A quilometragem percorrida diariamente depende muito do grupo, mas, principalmente, das condições das estradas e da temperatura do local. Buscamos garantir toda a segurança, respeitando os limites de cada participante”, explicou.

Programação

08/02 - Lançamento da Expedição, breefing com apresentação de imagens e explicações técnicas sobre o percurso, palestras e entrega de kits.

Dia 09/02 - Concentração para saída de Palmas as 07h. Turismo na Cachoeira da Velha e Prainha, lanche reforçado na antiga fazenda do Pablo Escobar e pedalada do trevo da cachoeira até Dunas, pernoite em Mateiros.

Dia 10/02 - Saída para Serra do Espírito Santo as 04h para ver o nascer do sol (trekking de 7,5km), café da manhã na entrada das Dunas. Pedalada de volta para Mateiros, almoço e tarde livre.

Dia 11/02 - Café da manhã, pedalada para o povoada do Mumbuca, almoço na comunidade, visitação ao fervedouro e retorno para Mateiros.

Dia 12/02 - Café da manhã, pedalada para a Cachoeira do Formiga, curtição do atrativo, almoço e pedalada para a Comunidade Quilombola do Prata para jantar e pernoite.

Dia 13/02 - Café da manhã, visita à cachoeira do Prata, almoço na comunidade e saída rumo a Palmas. Confraternização.

Compartilhe esta notícia