Notícias

Avanços do Programa Turismo Legal são apresentados na última reunião do Foestur em 2017

13/12/2017 - Patrícia Saturno – Governo do Tocantins

O Fórum Estadual de Turismo do Tocantins (Foestur) realizou nesta quarta-feira, 13, sua última reunião ordinária de 2017. O encontro, realizado na sala de reuniões da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), reuniu o colegiado para discussão de diversos temas que envolvem a gestão do turismo no Estado.

Na oportunidade, o superintendente de Desenvolvimento Turístico da Seden, James Possapp, apresentou os últimos resultados do Programa Turismo Legal, desenvolvido por meio de cooperação técnica entre o Instituto Natureza Tocantins (Naturatins) e a Seden, que prevê a regularização e licenciamento ambiental das  atividades de turismo do Tocantins. “O primeiro passo já foi dado com as agências, que agora estão licenciadas. Neste momento, a Seden está, com acompanhamento do Ministério Público Estadual e Federal, tratando com os proprietários de atrativos naturais para  a implantação da estrutura mínima para o licenciamento das suas atividades”, explicou o superintendente.

Os resultados da atuação conjunta na área de turismo dos estados que formam o consórcio Brasil Central  - Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins também foram apresentados no encontro. Neste segundo semestre, os estados participaram juntos de duas feiras internacionais de turismo: a Adventure Sports Fair, em São Paulo (SP), e a Festuris Gramado – Feira Internacional de Turismo, em Gramado (RS). Nos dois eventos, o Consórcio possibilitou a estrutura física e cada estado encaminhou técnicos da área do turismo para apresentar o potencial dos estados da região central do Brasil. Empresários das cinco unidades federativas também marcaram presença nas exposições, levando seus produtos e expandindo suas oportunidades de negócios junto a empresas nacionais e internacionais.

Outras pautas

Durante a reunião, os membros do colegiado decidiram reativar a Câmara de Fortalecimento Institucional do Foestur para apoiar o Governo do Estado na regulamentação da Política Estadual de Turismo e conhecer as legislações ambientais que estão sendo elaboradas. Ainda foram pauta desta última reunião do Fórum apresentação de projeto voltado à sensibilização para fiscalização de equipamentos turísticos, realizado pela Seden junto à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH); informes acerca das quatro edições do Fórum de Desenvolvimento Econômico do Tocantins, realizado pela Seden nas regiões centro-norte (Guaraí), sul (Gurupi), Bico do Papagaio (Araguatins) e sudeste (Taguatinga); informes acerca do evento Jalapão +10, realizado pelo Instituto Federal do Tocantins – (IFTO) e Universidade Federal do Tocantins (UFT); e a discussão sobre as perspectivas para o turismo no Estado em 2018.

Participação

A reunião contou com a presença de representantes da seden, Naturatins, IFTO, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo Tocantins (Abrajet), Caixa econômica Federal, Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade (ABCMI) e da Associação dos Profissionais de Turismo do Estado do Tocantins (Aprotur). Ainda, participaram desta reunião 11 estudantes do curso superior tecnológico em gestão do Turismo do IFTO, com o propósito de conhecer o funcionamento do Fórum Estadual de Turismo.