Notícias

Dia da Cultura

05/11/2018 - Noraney de Fátima Fernandes de Castro

Cinco de novembro é um dia de festa para o Brasil.  A cultura brasileira é tão diversa que não se pode falar dela em apenas um dia. Apesar disso, hoje, 5 de novembro, foi escolhido para festejarmos as manifestações culturais em todo o país.

Comemorado e instituído por meio de Lei Federal Nº 5.579 de 19 de maio, de 1970, o Dia da Cultura é uma homenagem ao jornalista, político, jurista e intelectual Rui Barbosa. A data foi escolhida por ser o dia do nascimento de Barbosa, que foi importante defensor das liberdades civis. Em 1907, ele representou o Brasil na Segunda Conferência Internacional da Paz, em Haia, na Holanda, e, já no final de sua vida, foi eleito juiz da Corte Internacional da Paz. Rui Barbosa também presidiu a Academia Brasileira de Letras após a morte de Machado de Assis. Hoje, o seu acervo intelectual, biblioteca e móveis são administrados pela Fundação Casa de Rui Barbosa, órgão vinculado ao MinC. 

Considerado o 5º maior país do mundo em extensão territorial, o Brasil possui em sua história uma grande variedade de contribuições étnicas. Essa variedade nos tornou uma nação com uma extrema riqueza cultural.

Por esse motivo, o dia 5 de novembro foi escolhido para comemorarmos e, conhecermos um pouco mais das peculiaridades da cultura brasileira, manifestadas através das comidas típicas, das danças, dos artesanatos, dos costumes de cada região, enfim, do folclore brasileiro. É uma data propícia para refletirmos e conhecermos mais sobre a contribuição dos diferentes povos que deram origem a nossa cultura, como os indígenas, os africanos, os italianos, os portugueses e os alemães, valorizarmos a herança de cada um destes povos. Este dia deve ser um dia debate e norteamento de novos rumos para a valorização da cultura brasileira.

Uma boa maneira de aproveite essa data é procurando saber mais e conhecer cada detalhe da cultura do Estado do Tocantins e da cultura brasileira. Se envolva no contexto cultural e tenha orgulho de ser tocantinense, de ser brasileiro.

Parabéns Cultura Tocantinense!

 

*Noraney de Fátima Fernandes de Castro - Superintendente de Desenvolvimento da Cultura