Notícias

Município de Almas inaugura letreiro estilizado para fortalecer atividade turística

01/02/2018 - Patrícia Saturno/Governo do Tocantins

 Além de atrativos como cachoeiras e cânions e atividades turísticas, o município de Almas, a 275 Km de Palmas,  conta com um novo espaço que promete contribuir para a divulgação e atração de visitantes para suas belezas naturais: um letreiro com a inscrição “Eu amo Almas”, seguindo proposta já consolidada em diversos destinos de tradição turística no Brasil e no mundo.

Com 1,5 metro de altura e cerca de 3 metros de largura, o letreiro foi inaugurado na última segunda-feira, 29, na rotatória central, que dá acesso às duas entradas principais da cidade.  “A ideia é que todos possam visitar, tirar fotos, com o objetivo de promover o destino de Almas. Vale muito a pena visitar. A gente está muito feliz com a receptividade da comunidade em relação ao letreiro ‘Eu amo Almas’”, considerou a secretária municipal de Turismo da cidade, Raquel de Macedo.

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Turístico da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), James Possapp, a inciativa da prefeitura de Almas é um indicativo de reconhecimento do potencial da atividade turística como alternativa de fortalecimento econômico. “Além de ser uma boa estratégia de divulgação, levando em conta que os visitantes costumam utilizar estes letreiros como cenário de fotografias e as publicam em suas redes sociais, esta ação contribui para fortalecer o sentimento de pertencimento e elevar a autoestima da comunidade. Esta iniciativa merece ser destacada e pode servir como exemplo para outras cidades”, disse.

Atrativos turísticos

Almas é parte da região turística Serras Gerais, que engloba também os municípios de Dianópolis, Natividade e Rio da Conceição. Dentre os atrativos turísticos do município se destacam o Cânion Encantado, que possibilita a prática de atividades como o rapel e ancorismo; a contemplação da Cachoeira do Urubu Rei; a contemplação do nascer ou pôr-do-sol na Cidade de Pedra; o pôr-do-sol no Arco do Sol; além da Cachoeira do Pilão. Como acontece nos demais municípios da região Serras Gerais, a vivência com a comunidade local é parte do roteiro turístico, e os visitantes têm oportunidade de ver de perto e conhecer o processo de produção de tecidos de algodão, paçoca de carne seca, ervas e temperos tradicionais, entre outros.

Serras Gerais

Juntos, os municípios que compõem a região Serras Gerais possuem 28 atrativos turísticos como cachoeiras, lagoas, montanhas, serras, cânions, mirantes, animais raros, centros históricos, atividades culturais e gastronômicas. Características como o encontro de biomas, águas cristalinas com quedas e remansos tornam as paisagens da região um atrativo a parte.