Notícias

Tocantins tem 12 eventos incluídos no Calendário Cultural do Estado

02/02/2018 - Daniela Oliveira/Governo do Tocantins

O Calendário Cultural do Estado do Tocantins passou por uma atualização com a inclusão, em 2018, de 12 novos eventos, realizados em diversos municípios. A portaria, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) n° 5.037, de 23 de janeiro de 2018, diz que os eventos culturais inseridos possuem valor histórico, social, cultural, econômico e religioso.

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento da Cultura da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), Noraney de Castro, os eventos inseridos no Calendário Cultural do Estado têm grande relevância nas manifestações culturais desses municípios. “A medida visa valorizar e divulgar manifestações tradicionais e populares que contribuem para fortalecer a identidade desses municípios, e ainda, reconhecer seu papel significativo na economia criativa destes e na geração de renda”, acrescentou.

Dividido em duas modalidades: Agenda Cultural e Eventos Tradicionais, As manifestações precisam atender a alguns critérios para serem incluídas no calendário. No caso dos Eventos Tradicionais, estes devem ser realizados há pelo menos dez anos de forma continua e fazer parte da tradição local. Demais eventos culturais de relevância popular já inseridos no contexto histórico, social, cultural e político da localidade, e que, sejam realizados há pelo menos 2 anos podem ser inseridos na Agenda Cultural do Estado.

Na modalidade Agenda Cultural os municípios com eventos inseridos foram: Colinas do Tocantins, com o Aniversário do Bairro Santa Rosa, realizado outubro; Miracema do Tocantins, com a Semana dos ex-Alunos e Amigos do Colégio Tocantins; Paraíso do Tocantins, com os eventos: Missa Sertaneja, Recepção da Folia de Reis, Sexta Cultural, Vem Jogar Capoeira; Santa Rosa, com o Festival de Música Folclórica do Tocantins, realizado em junho; e,  Sítio Novo do Tocantins, com os eventos: Dia do Evangélico e Cavalgada dos Produtores Rurais de Sítio Novo do Tocantins.

Na modalidade Eventos Tradicionais os municípios com eventos inseridos foram: Miracema do Tocantins, com a Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo; São Sebastião do Tocantins, com a Festa do Peixe; e, Sítio Novo do Tocantins, com o Arraiá do Nosso Sítio.

Os pedidos de inclusão de eventos no Calendário Cultural do Estado do Tocantins podem ser feitos por instituição ou pessoa física por meio de formulário especifico (disponível aqui) e encaminhado à Seden. Após a avaliação, feita por uma equipe técnica da secretaria, os eventos aprovados passam a ser inseridos no calendário do Tocantins.