Notícias

Ação da Seden visa melhoria da oferta gastronômica no Jalapão

23/03/2018 - Governo do Tocantins

Os estabelecimentos comerciais no ramo da gastronomia dos municípios de São Félix do Tocantins e Mateiros, no Jalapão, passam por um diagnóstico realizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden). A ação, iniciativa da Gerência de Qualificação Turística, tem apoio das prefeituras municipais e contempla, além dos estabelecimentos urbanos, aqueles localizados nas comunidades quilombolas do Prata (em São Félix) e Mumbuca (em Mateiros).

A proposta  é identificar as deficiências que a região turística Encantos do  Jalapão enfrenta no que diz respeito à oferta de alimentação aos visitantes e colher dados como a capacidade de atendimento, os desafios enfrentados pelos comerciantes na prestação de serviços, as preparações que oferecem, o preço, dentre outros.

De acordo com o gerente de Qualificação Turística da Seden, Richarlisson Henrique Pinheiro, após o levantamento das informações, será oferecida uma capacitação aos comerciantes da região no formato "in company".  “De posse desse documento, será possível oferecer uma capacitação mais pontual, que venha ao encontro da realidade de cada estabelecimento, de acordo com as preparações, insumos e equipamentos disponíveis na cozinha de cada um”, explicou.

Para o secretário municipal de Turismo e Meio Ambiente de São Félix do Tocantins, Carlos Irael Ribeiro dos reis, a iniciativa do Estado é de extrema importância para os municípios turísticos. “Qualificação é primordial para segurar o turista no nosso município e na região. Esse trabalho é fundamental para o desenvolvimento do trade turístico no Jalapão”, destacou.

O trabalho de coleta de dados para o diagnóstico em São Félix e Mateiros teve início na quarta-feira, 21, e se estende até este sábado, 24.