Notícias

Natureza preservada no Jalapão impressiona holandeses durante Famtour no Tocantins

12/04/2018 - Wilma Araújo/ Governo do Tocantins

O Tocantins tem procurado explorar as vocações naturais do Estado, dando condições para que o turismo sustentável aconteça e atraia cada vez mais visitantes. A visita do grupo de nove operadores holandeses que estão no Estado desde a semana passada, conhecendo as principais regiões turísticas do Tocantins, é resultado de uma dessas ações. A participação do Tocantins na Vakantiebeurs 2018, a principal feira de turismo da Holanda, realizada em janeiro deste ano, possibilitou o Famtour (viagem de familiarização) Holanda no Tocantins. Neste fim de semana, os operadores visitaram os principais atrativos naturais do Jalapão. Na sequência, o grupo se divide, para conhecer a região das Serras Gerais, e o Cantão.

O roteiro dos holandeses teve início na sexta-feira, 6, na Capital, as cachoeiras de Taquaruçu e a natureza ainda preservada no entorno de Palmas encantaram os empresários europeus. Para o grupo, o Tocantins tem muito potencial, principalmente para o ecoturismo, e o turismo de aventura, que é uma das modalidades mais apreciadas pelos holandeses.

Segundo Ivens Signorini, que é representante da Embaixada do Brasil na Holanda, o Jalapão tem um grande diferencial em tudo que eles já viram em termo de Brasil. É um produto que vale a pena ser tabulado, e ser oferecido ao turista holandês. “O pacote teria que ter no mínimo cinco dias, as distâncias são grandes, e você tem que dar tempo ao turista para que ele possa conhecer todas as belezas naturais e os atrativos que o Estado oferece”, explicou.

No primeiro dia do grupo no Jalapão, a visita às Dunas foi um dos pontos mais altos do roteiro. A areia de cor alaranjada, o pôr-do-sol ao entardecer, a vegetação rasteira típica daquela região, e o colorido das serras desgastadas pela ação do vento, deixaram os operadores de turismo impressionados, com a beleza natural, ainda preservada. Segundo a operadora da Ideias Tours, Marcela Ramos, vender o trade turístico do Estado para o mercado europeu é uma questão de apenas ajustes. “É realmente incrível e diferenciado de outras partes do Brasil, o intuito de vir, aqui, é conhecer melhor o produto que a gente vai vender lá fora”, destacou Marcela. A operadora atualmente trabalha com os mercados holandês, francês, alemão e inglês.

O grupo visitou ainda a Cachoeira da Velha, no Parque Estadual do Jalapão e a prainha do Rio Novo. 

De acordo com o representante da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, James Possap, a natureza ainda preservada foi o que mais chamou a atenção dos operadores de turismo. “Se compararmos o Tocantins com outros roteiros já conhecidos no Brasil, o ambiente em outros lugares é muito construído, já não são tão naturais. E certamente o nosso estado chamou a atenção deles pela natureza ainda preservada, sem a ação do homem. E como estamos na época das chuvas, o verde está bem iluminado, os rios e cachoeiras cheias, realmente impressiona”, destacou James.

O roteiro no Jalapão contou ainda com muita adrenalina, com a prática do rafting no Rio Sono. Foram cerca de 2 horas e meia, nas corredeiras do rio, com muita aventura. No percurso, os holandeses apreciaram as belezas naturais da região.

Agências parceiras do Famtour no Jalapão

Tocantins Expedições, 40 graus no Cerrado, Jalapão Selvagem e Cerrado Dourado Expedições.