Notícias

Gastronomia e atrativos naturais do Tocantins encantam  operadores de turismo da Holanda

06/04/2018 - Wilma Araújo/Governo do Tocantins

Como resultado da participação do Governo do Tocantins na Vakantiebeurs 2018, a principal feira de turismo da Holanda, realizada em janeiro deste ano, o Tocantins está recebendo um grupo de operadores de turismo holandeses. Nesta sexta-feira,06, os operadores conheceram a capital Palmas, e as cachoeiras da Roncadeira e Escorrega Macaco em Taquaruçú.  O Famtour (viagem de familiarização), conta com a parceria da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), a Embaixada do Brasil na Holanda e a iniciativa privada.

 No primeiro dia do roteiro turístico no Tocantins, os operadores foram recebidos no restaurante Maria Izabel na capital. O cardápio composto por maria izabel com carne de sol, Tucunaré, e carneiro ao leite de coco babaçu encantou o paladar dos holandeses.

 De acordo com o representante da Embaixada do Brasil na Holanda, Ivens Signorini, os holandeses já tinham interesse em conhecer o Tocantins, há muito tempo, e a feira de turismo da Holanda, despertou ainda mais esse desejo principalmente em razão do potencial turístico do estado. “Com a participação do estado na feira, nós conseguimos reunir as partes interessadas e com o apoio da KLM  trouxemos esse grupo para conhecer o Tocantins e inserir o turismo do Estado no mercado holandês.” Destacou Ivens.  

Durante a visita as principais belezas naturais de Taquaruçú, Martyn Menkeo, operador de turismo da Holanda, disse estar encantado com a natureza abundante nas imediações de Palmas. “O estado tem muito potencial, no mercado holandês ninguém conhece tantas belezas naturais ainda preservadas, a ideia é vender o turismo do estado para a Europa.” Pontuou Martyn.

Segundo o representante da Seden, James Possap, o trabalho do estado em apoiar esses operadores é fundamental para vender o produto turístico tocantinense, como a nova fronteira do ecoturismo no Brasil.

Como parte do roteiro os operadores conheceram ainda a Tirolesa de Taquaruçú, e visitaram a Casa do Artesão. O grupo viaja neste sábado para o jalapão, com retorno previsto para segunda-feira. No roteiro está previsto ainda,  visita as Serras Gerais, e ao Parque estadual do Cantão.