Notícias

Secretaria de Desenvolvimento assina termo de colaboração com universidades para fortalecer arranjo produtivo do coco babaçu

25/06/2018 - Wladimir Machado/Governo do Tocantins

Foi assinado na manhã de quinta-feira, 10 de maio, no espaço empresarial da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2018), o Acordo de Colaboração Técnica entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) o Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) para o fortalecimento do Arranjo Produtivo Local (APL) do coco Babaçu da Região do Bico do Papagaio.

Pelo acordo, o Ceulp/Ulbra realizará a elaboração do plano de marketing dos produtos derivados do coco babaçu. A partir desse plano, a ideia é que a instituição desenvolva uma estratégia de acesso a novos mercados com uma identidade visual dos produtos, que contemplem toda a parte de material promocional.

Na ocasião, também foi celebrado um acordo de colaboração técnica com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) para desenvolvimento de estudos e pesquisas voltados para a exploração das potencialidades do uso e aplicação do coco babaçu e seus derivados.

De acordo com o gerente de Arranjos Produtivos da Seden, Marcondes Martins, as conjunções de esforços das instituições envolvidas vão possibilitar a melhoria do processo de produção de novos produtos e a valorização da atividade no Estado.

O coco babaçu pode ser utilizado como alimento para consumo humano, ração animal, cosméticos, fármacos, produção de biocombustível e bioenergia, e biomassa, entre outros.

Durante o evento foi apresentado ainda a sugestão da nova identidade visual do óleo de coco babaçu que será utiliza nos produtos para comercialização.

Para o presidente da Cooperativa Multifuncional da Economia Solidária do Tocantins (COME-SOL), Carleon Silva, a parceria entre as instituições vai garantir mais conhecimentos da produção, rotulagem, documentação, além da organização da atividade dos cooperados.